A fibra de bamboo vem se destacando cada vez mais no mercado internacional pelo fato de possuir ótimas características, no que diz respeito a conforto, além disso, são biodegradáveis e bacteriostáticas.

 Como uma fibra de celulose regenerada, as fibras de bamboo são obtidas através de um processo de alta tecnologia. A matéria prima bamboo é selecionada e extraída nas regiões onde o bamboo se encontra nas melhores condições para ser processado e se tornar fibra têxtil.

 Pelo fato de ser uma fibra 100% Celulósica, a fibra de bamboo pode ser 100% degradada no solo por microorganismos e luz solar, sem causar riscos ou danos ao meio ambiente.

 Com tudo, a fibra de bamboo é anunciada como "A nova matéria prima têxtil do século 21, natural e amiga do meio ambiente".

 È sabido que o bamboo pode florescer sem o uso de pesticidas e que não atacado por pragas. Este fato se dá pois a planta bamboo na sua essência possui um agente biótico que inibe a ação de bactérias. Essa característica no processo de obtenção das fibras têxteis de bamboo se intensifica e é mantido nos artigos a que essas fibras se destinam. 

Como base, temos valores que após cinqüenta lavagens de um tecido confeccionado com fibras de bamboo ainda possui ótima propriedade anti-bactérias, eliminando cerca de 70% de bactérias em ação no tecido.

A função anti-bactérias das fibras de bamboo se distinguem muito daquela encontrada em artigos tratados quimicamente com o mesmo propósito. Nos últimos a presença dos agentes químicos tende a causar alergia em contanto com a pele.

 Quanto ao conforto, os artigos confeccionados com fibras de bamboo apresentam maior leveza, maiores sensação de frescor e ventilação, graças às características físicas das fibras de bamboo, que apresentam alto índice de absorção de umidade e permite evaporação do suor humano e um espaço muito curto de tempo, evitando dessa forma que o tecido fique "grudando" no corpo do usuário, mesmo nos dias mais quentes.

 Aplicações das fibras de bamboo:

 As fibras de bamboo podem ser aplicadas em artigos de linha de higiene, hospitalar, vestuário, banho, underwear, roupas para uso de gestantes e crianças, pois a fibra de bamboo inibe a ação dos raios UV na pele.

 Pode ser aplicada a linha de produtos nãotecidos como um substituto das fibras de viscose, pois possuem características físicas semelhantes a estas e na linha de nãotecidos hospitalares se sobressaem em função de suas características anti-bactéria.

 Por serem naturalmente bloqueadoras dos raios UV as fibras de bamboo são largamente utilizadas nas linhas de decoração e cortinados.

 Apresentamos aqui algumas razões do uso e do aumento do interesse mundial nessa nova fibra têxtil, que pode ser usada numa gama tão grande de artigos sem perda de processabilidade e sem atacar o meio ambiente.

"FIBRA DE BAMBOO A NOVA FIBRA DO SÉCULO 21"